Metodologia Oferecida pelo Sistema SESI-SP
As mudanças socioeconômicas e no mundo do trabalho têm colocado novos desafios para a educação: já não basta mais ensinar, é preciso preparar o aluno para a inserção em sociedades cada vez mais complexas, deixando-o preparado para atuar de modo inovador, ético e transformador. É isso que o SESI pretende. “Desejamos contribuir para a construção de um País verdadeiramente competitivo, com jovens criativos e preparados para enfrentar os desafios impostos pelo mercado de trabalho” declarou Skaf na inauguração de uma das unidades SESI SP.Para alcançar esse objetivo, o presidente da Fiesp/Ciesp explicou que o Sesi-SP vem oferecendo infraestrutura e metodologias que possibilitam a formação integral do indivíduo. “Em nosso modelo educacional, a qualidade está associada à cultura, saúde, esporte e lazer, princípios básicos para a cidadania plena”, ressaltou. A primeira etapa da educação básica, tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, cognitivo, emocional, perceptivo-motor, estético e social, complementando a ação da família e da comunidade, visando a cooperação e a autonomia.
Salas de aulas equipadas com Tv- LCD, DVD, Datashow.
Material didático inovador que auxilia na aprendizagem do aluno. Sesinho com historinhas lúdicas, mas sempre aliado com enfoque na aprendizagem do aluno: leitura e cultura.
Sala de informática
Robótica : Na opinião de Walter Vicioni, superintendente operacional do SESI-SP, o objetivo do evento é incentivar a ciência e a tecnologia desde os primeiros anos para, posteriormente, fortalecer esse conceito nas oficinas e laboratórios do SENAI-SP. “Em nosso modelo educacional, a partir do segundo ano do Ensino Médio do SESI-SP, o aluno pode fazer, gratuitamente, um curso técnico do SENAI-SP, aprofundando seu conhecimento tecnológico”.
Lego: Quanto à metodologia utilizada no SESI-SP, as crianças são estimuladas a desenvolver competências e habilidades para a aplicação da ciência, desmistificando o uso da tecnologia na vida moderna. Também são orientadas para desenvolver a criatividade e o raciocínio lógico. Os trabalhos na área de robótica são desenvolvidos com kits didáticos da Lego e supervisionado por professores de informática. O ensino de robótica no Sesi-SP é empregado desde os primeiros anos escolares com o auxílio dos blocos de montar LEGO. De maneira lúdica, os alunos aplicam métodos científicos e adquirem habilidades de estruturar pesquisas e resolver problemas concretos em um cenário real. Usam vários tipos de tecnologias de forma racional, efetiva e significativa.
Culto a bandeira: Dentro deste pensamento e visando fortalecer os valores morais e cívicos, semanalmente, reunem-se o corpo docente e discente para momentos cívicos e de oração pela Pátria..
Estímulo a atividade física: vivencias esportivas
Torneio Interclasses
Estímulo ao aprender, a ser e conviver
Fundamentada em um conceito de educação participativa, a metodologia do SESI desenvolve as competências e habilidades relacionais do jovem.É assim que o aluno constrói o próprio conhecimento, desenvolve os desafios criativos propostos nos Projetos Educacionais e vivencia situações semelhantes as do mercado de trabalho, além de praticar valores essenciais para a vida, como respeito, ética e comprometimento.
Atividades desenvolvidas:
-
Semanalmente será realizado o hasteamento das bandeiras do SESI, de São Paulo e do Brasil;
-
Sucessivamente, serão convidadas pessoas das mais variadas profissões: garis, médicos, dentistas, marceneiros, educadores, advogados, policiais, comerciantes, esportistas, etc;
-
Os alunos terão um espaço para apresentações de música, dança etc;
-
Será nomeado um professor responsável para a organização do hasteamento e convite às pessoas homenageadas em cada mês. Neste dia, todas as salas de aula participarão do evento, nos dois períodos, se possível.
-
Resgatar o civismo e valorizar a nossa cultura, através de hasteamento semanal, das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e do SESI, com o canto do Hino Nacional Brasileiro.
Água é vida, cuide desse bem!
-
A palavra do momento é economizar, afinal cada gota economizada é um ponto a mais na luta para a conservação da Água no Planeta. Gastar mais de 200 litros de água por dia é jogar dinheiro fora e desperdiçar nossos recursos naturais.
-
O desperdício residencial é o campeão, sendo que no Brasil, o desperdício de água chega a 70% e nas residências temos até 78% do consumo de água de uma residência sendo gasto no banheiro. Tudo isto pode mudar com simples mudanças de hábitos.
-
Através deste projeto, com enfoques permanentes, em ações contínuas, integradas como itens do currículo, inculcaremos em nossos alunos uma maior consciência ambiental, voltada para o consumo da água e, conseqüente, preservação da espécie.
Muitos textos... tantas palavras
-
Contribuir no processo de melhoria da aprendizagem dos alunos por meio do desenvolvimento da competência da leitura;
- Promover a reflexão dos professores sobre o compromisso de TODOS na formação do aluno-leitor, de educação infantil ao ensino fundamental, independente da área de conhecimento e do ciclo;
-
Subsidiar os professores de todas as áreas/ciclos na elaboração de propostas de leituras para o trabalho em sala de aula.
- Recomendar leituras para todas as modalidades/ciclos e áreas do conhecimento.
Diariamente são realizadas leituras dos diversos gêneros textuais com os alunos, de diferentes formas. Em roda de leitura, em pequenos grupos, leituras individuais, professor lendo para o aluno; alunos trazendo textos para serem lidos em sala... Os momentos de leitura são realizados de maneira a proporcionar ao aluno o prazer de novas descobertas e conceitos através dos debates/discussões sempre estimulando, indagando sobre os diversos assuntos e contextualizando-os com acontecimentos do presente, passado ou futuro.
Caricatura
O projeto tem como objetivo:
-
desenvolver habilidades das técnicas de desenhos;
-
destacar os trabalhos realizados pelos alunos;
-
valorizar a criatividade individual e/ou grupo de alunos;
-
promover espaços destinados à arte.
Feira do Livro
O projeto tem como objetivo:
-
aproximar a comunidade escolar visando a leitura e a doação de alimentos
-
arrecadar (doação) livros;
-
promover a feira do livro;
-
trocar 1 kg de alimento por um livro;
-
doar os alimentos arrecadados a uma instituição carente;